"PALAVRA VIVA"

Poderá Gostar Também De:

Como chegar à uma Conclusão? É uma questão de atitude: Decida-se!!!!

quinta-feira, maio 05, 2011
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1: 2 - 8.
           * * *

  • FÉ E SABEDORIA
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Romanos 14:22


 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Tiago 1: 2

                 Vivemos dias difíceis, momentos de decadência na esfera moral, política, familiar e social. o mundo tem nos dificultado os passos, e quanto mais vemos essas ocorrências, mais perdemos a na vida e no homem - como nosso semelhante.
                 O servo de DEUS enfrenta lutas diárias contra a carne, contra o mundo e contra seus próprios pensamentos. Tanta aflição, tem repercurtido em uma série de fatores que derivam em: desânimo, incredulidade e esfriamento espiritual.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12
                Mas Bem-Avnturado é o homem que consegue passar por todas essas lutas e mantém firme e inabalável sua fé, até o fim. Crendo que DEUS não prova além do que possamos suportar e de que Ele prova a quem ama, porque nenhuma provação é para a morte, masa toda provação que é enfrentada gera vida - uma vida nova para quem foi provado e para quem será transmitido esse testemunho de fé.
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:3


                A fé é o fundamento das coisas que se sepera. Que passa por provas e lutas, crÊ que àquele momento irá passar. E quando a fé entra em ação; as provas mais pesadas tornam-se leves e suportáveis de enfrentar. Na esperança de que ao se vencer a primeira batalha, todas as outras que vierem serão perseverantemente vencidas. Não há provação maior que a outra, o que muda é a maneira como a enxergamos. Pense bem: viver já é prova que você tem que enfrentar todos os dias. E lutas você já está travando agora, neste momento: sua carne versus seu espírito - e cá entre nós, observando as oportunidades e facilidades que o mundo oferee, os prazeres para a nossa carne, essa acaba se tornando a mais injustas das batalhas. Por isso que devemos fortalecer sempre o nosso espírito para que a nossa carne seja mortificada e  não triunfe sobre nós.
 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:4


               Ao enfrentarmos com alegria e confiança as batalhas que tanto nos aflige, aprendemos a ser mais moderados, mais pacientes, mais sãbios, mais justos e mais gratos à DEUS - que nos provou, mas não nos desamparou e não nos reprovou. Consequentemente, alcançamos o amadurecimento espiritual que nos fortalece à enfrentar os embates sem perdermos o foco que é a aceitação por DEUS e o alvo, que é CRISTO - que nos chamou não para derrota ou para nutrirmos um espírito de derrotismo, mas para sermos vitoriosos e exemplo dos cristãos e para os cristãos.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

 
             Mas se há alguém que não consegue  ou sente que não tem toda essa fé e determinação, o Pai que nos criou está sempre à disposição para suprir a fé do homem; para dar liberdade ao cativo e sabedoria ao tolo, de modo que o Seu Nome seja glorificado na fraqueza do fraco.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9


Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6


               Tiago mencionou no versículo 6, que quem não crê é como as ondas do mar que batem de um lado para o outro. Ou seja não sabe o que fazer ou como fazer, porque perdeu a sua direção
               Pode o mar guiar uma embarcação que não sabe para onde vai?

              
         Somos nós essas embarcações. Temos que ser determinados para sermos dirigidos até o nosso objetivo. E se o nosso objetivo é CRISTO, então não podemos perder o sentido para o barco. Mesmo que o mar bravio se levante e tente nos naufragar; mas se sabemos para onde vamos, iremos e persistiremos em ir até o fim, abrindo mão de instrumentos humanos - bússola, mapas e radares; e usando a fé como único instrumento de direção.
                   Porque sabemos que se alguém não tem fé e não acredita que DEUS existe e que Ele é quem pode tudo, nada receberá da parte do SENHOR.
Imagine só, o quão está sendo difícil vencer as frustrações e desilusões - mas você tem à CRISTOe Ele vai contigo no teu barco - e se você não o tivesse, como seria? Certamente você agiria por conta própria - o que não lhe compete afirmar que daria muito certo!


  • INDECISÃO: falta de direção
Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Provérbios 3:13 e 14
            Indecisão é o processo pelo qual alguém não consegue decidir sobre sua própria vida, em diversos aspectos. Rodeado por uma sombra de dúvida o homem indeciso não consegue discernir o que quer, o que é bom ou não, para si. Uma pessoa indecisa não agrada à DEUS.
 O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:8


              Se você é uma pessoa indecisa, você é facilmente influenciado (a) e manipulado (a) pelas outras pessoas. não tem vontade própria e não tem aptidões para fazer suas próprias escolhas. Passa uma vida inteira em cima do muro, e sua vida não é constante, é uma variação, um sobe e desce de emoções. Não sabe o que quer, ou se sabe, ainda não conseguiu se decidir.
             Parece até conversa de psiquiatra no divã, mas a indecisão é um mal que aflige milhares de pessoas. Mas a respeito desse mal, trago-lhe uma boa notícia: ele tem cura! E seus dias em sua vida já foram contados, porque foi por indecisos curados e causas restauradas que JESUS deu-se a  si mesmo na Cruz do Calvário, para levar as nossas dores, aflições, fraquezas e inseguranças.

  • INDECISÃO verus INSEGURANÇA

Observe os significados:

Indecisão: in.de.ci.são
Substantivo feminino. s.f.
1.
Estado ou qualidade de indeciso.
2.
Falta de espírito de decisão. [Pl.: –sões.]

Insegurança: in.se.gu.ran.ça
Substantivo feminino.
s. f.
.Falta de segurança, inquietação.


Você consegiu ver relação entre as duas palavras, além de que ambas são sinônimos?  

  • INDECISÃO e INSEGURANÇA CAUSAM:                    
             
  • EMOÇÕES INSTÁVEIS
          Um verdadeiro sobe e desce emocional. Um desequilíbrio nas emoções e nas atitudes que descai sobre a vida física do homem, acarretando uma série de fatores, entre eles a insatisfação, a frustração, o desespero, a impaciência, entre outros. Controlar as próprias emoções é um grande passo para vencer a insegurança e tomar fortes decisões.

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não baixe a cabeça, envergonhado. 
Pense bem no que vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Provérbios 4: 23; 25-26
  • RELACIONAMENTOS INSTÁVEIS;
  Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. Provérbios 3:30

                 Quantas pessoas conhecemos que hoje é um amor conosco - somos seus melhores amigos, as melhores companhias - e no outro dia praticamente nem lembram que nós existimos?
                  Quantas vezes não somos nós mesmos essas pessoas?
Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. Salmos 41:9
                Fazemos, dizemos e até juramos àquilo que na nossa insegurança nem conseguimos fazer e nem podemos cumprir.
Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés. Provérbios 19:2
 O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito. Provérbios 17:27

                Perdemos o apoio e o convívio com pessoas que amamos por não sabermos o que realmente queremos. Por isso que há tantos relacionamentos em jogo por aí, pela falta de sabedoria e de atitude.  Sabemo que em alguns momentos a vida exige de nós uma postura, uma posição firme e conciente, que posssamos estar preparados para essas ocasiões com o espírito fortificado em CRISTO! 
               Quem consegue assumir-se diante da vida, nunca perderá as companhias e as relações que tanto estima.

  • VIDA ESPIRITUAL INSTÁVEL.
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1: 8.

               A palavra "dobre" nos remete à indecisão/ insegurança - diante do contexto bíblico. Uma pessoa que é indecisa e insegura, nunca terá a CERTEZA da sua própria SALVAÇÃO, e se a quer ou não. Torna-se apenas mais um, sem causar impacto ou fazer diferença, nem quente ne frio, mas "morno" como a Bíblia diz: 
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:15 -16
             A verdade é que deve-se saber que se somos de DEUS, Ele espera mais de nós. DEUS não espera que sejamos como filhos tolos ao estarmos sendo provados ou que não saibamos se queremos pecar ou sermos salvos, ou se queremos vida ou a morte; DEUS espera que tenhamos uma postura de "gente grande"; de alguém que não pensa e não age como criança,  mas que já é maduro o suficiente para reconhecer o valor das coisas que vêem do Céu.


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.1Coríntios 13:11

Sabedoria consiste em ver a vida da perspectiva de DEUS.
No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Eclesiastes 7:14


  •  RECEITA PARA SE BUSCAR A SABEDORIA EM 3 PASSOS:
  1. Adimitir minha necessidade ( E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5)
  2. Pedir por ela (E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5)
  3. Aguarde confiante por ela (E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5)  

A promessa feita é que a "Sabedoria",  DEUS dará:

  1. Ele dará continuamente: Ser-lhe à concedida;
  2. Ele dará generosamente: Liberalmente;
  3. Ele dará sem críticas ou censuras: nada lhe impropera.
Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. Provérbios  11:2
 Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:6


* * *

Ao fim deste estudo você deverá:

  •  Ser mais  confiante de si, e entender que tanto DEUS como os que te cercam esperam algo de você;
  • Apto para realizar decisões importantes em sua vida e chegar a conclusões determinísticas para sua vida;
  • Ter motivação para terminar alguma coisa que ficou pela metade.
NÃO SEJA ABSTRATO, SEJA FIRME E CONCISO EM TODOS OS SEUS PLANOS, PALAVRAS E ATITUDES, APRENDA QUE AS CONCLUSÕES NUNCA DEVERÃO SER TOMADAS PRECIPITADAMENTE E QUE PARA ISSO VOCÊ POSSUI O IMENSO PODER DA REFLEXÃO. NÃO SEJA INDECISO OU INSEGURO, CREIA QUE NO FINAL TUDO DARÁ CERTO - LEMBRE-SE: É UMA QUESTÃO DE ! MANTENDO ESSA POSTURA, VOCÊ ESTARÁ AGRADANDO MAIS E MAIS O "SENHOR-NOSSO DEUS" !!

Por: Llyne Ribeiro.

1 comentários:

  1. PatyiJesus disse...:

    MARAVILHOSOO! AMEI, QUERO POSTAR EM MEU BLOG TBM! COM SEUS DEVIDOS CREDITOS
    DEUS TE ABENÇO ME EDIFICOU!
    http://ministrosdaalegria.wordpress.com

Postar um comentário

te.conhecerei.blogspot.com, agradece a sua participação nessa postagem!

Que o DEUS ETERNO derrame bênçãos sem medidas sobre sua vida...

Leia Também:


Queridos Amigos Que Me Seguem...

Minha Estante...

Minha Estante...
"Dias Melhores Virão" - Max Lucado

"Conhecer JESUS é Tudo" - Alejandro Bullón

"E a Pedro" - Watchman Nee

"O valor das Palavras de uma Mulher" - Dianna Booher