"PALAVRA VIVA"

Poderá Gostar Também De:

Meus Cinco Sentidos para DEUS...

segunda-feira, maio 16, 2011
            

            A ciência explica que todo o ser humano é constituído por diversos sensores que são distribuídos pelo corpo, responsáveis pelas sensações que são captadas pelos cinco órgãos dos sentidos humano.
             Cada órgão capta uma sensação diferente as quais são armazenadas no cérebro o qual diferencia a sensação e o órgão receptor.
       São 5 os órgãos dos sentidos humanos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Todos independentemente importantes e deependentes uns dos outros. Em algumas pessoas alguns  sentidos são mais aguçados do que outros - é o que ocorre com um deficiente visual, a sua audição e o seu tato, serão sempre mais aguçados para suprir a ausência da sua visão. Os sentidos é o meio pelo qual o homem percebe o meio externo e se comunica com ele.
            Há também um "sexto - 6º" sentido, que algumas pessoas acreditam ter. Neste caso, o 6º sentido seria tão somente um poder de percepção maior das coisas, uma sensibilidade ou mesmo uma forte INTUIÇÃO sobre as ocorrências cotidianas.
            Mas será que DEUS ao nos criar, deu-nos a visão apenas para vermos o exteriótipo das coisas, a audição para ouvirmos o que queremos ouvir, o olfato para sentirmos o cheiro do nosso perfume preferido, o paladar para criticarmos uma comida não tão bem preparada e o nosso tato para tocarmos apenas em quem aos nossos olhos "merece"?
            Biblicamente podemos observar que no princípio quando DEUS criou o homem e a mulher, e lhes constituiram de sentidos, os proprios sentidos humanos os enganaram. 
            Eva, ao ser tentada no Éden, ouviu a serpente, atentou o olhar para o fruto, o desejou por parecer saboroso ao paladar, sentiu o seu cheiro e o pegou - um toque de morte. A partir daquele momento estaria o homem em desligamento por meio da desobediência com DEUS. 
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6
            Mas será que foi pra isso que realmente DEUS nos constituiu de sensibilidade?
VEJAMOS para quê DEUS nos fez seres sensorialmente sensíveis - Como podemos render e para quê renderemos os nossos sentidos á DEUS:

OBS.: Ao reconhecer o que DEUS requer de nós, faça dos tópicos abaixo a tua oração.


1. SENHOR, recebe a minha VISÃO;

          A visão foi um dos sentidos que DEUS utilizou quando queria se revelar ao homem e revelar seus planos e propósitos. Na Bíblia podemos encontrar inúmeras expressões como "numa visão; E vi na visão, mostrou-me em visão, etc.", revelando o quão importante é para DEUS que o homem "veja" - você não pode entender 100% alguma coisa se você não ver a forma que essa coisa tem - quando DEUS queria fazer o homem entendedor ciente e total daquilo que Ele queria mostrar Ele o fazia ver.

E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. Apocalipse 9:17
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. Apocalipse 17:6
Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4:1
           As palavras descritas em negrito mostram o desejo de Deus que o homem tenha sua visão aberta/sensível e renovada, para as coisas que são Dele e que vêm dos céus. Apocalípse, escrito por João, veio por forma de Revelação divina, o qual o próprio DEUS revelou em visão. João certamente não podia entender bem em que época o Apocalipse iria acontecer, mas pelas visões que teve e pela descrição que Ele faz, hoje podemos entender que está próximo o fim de todas essas coisas! 

          Visão, não é uma exclusividade do homem para DEUS - mas se somos feitos Sua imagem e semelhança: Ele também nos vê:
 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, Êxodo 3:7

2.SENHOR recebe a minha AUDIÇÃO:


           É imprescindível que um filho conheça a voz e o chamado de seu pai. DEUS também deseja que assim também O conheçamos, que ao recebermos o Seu chamado possamos dizer: "Eis-me aqui SENHOR".
             Nossos ouvidos devem estar e permanecer sempre abertos e sensíveis à voz Daquele que nos criou. 
Na verdade tu falaste aos meus ouvidos; e eu ouvi a voz das tuas palavras. Dizias: Jó 33:8
         O SENHOR ainda nos exorta a não só ouvir, mas a atentar ao que Ele nos ensina. Quando você ouve um conselho você deve aplicá-lo ao coração e ao seu modo de vida, as Palavras proferidas só surtem efeito quando são realmente ouvidas!
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 11:15
Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. Provérbios 23:12 
            O SENHOR não só fala para que nós - Seus filhos - possamos ouvir; Ele também nos ouve quando assim para Ele nos voltamos:
 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança. Êxodo 6:5
SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; Salmos 10:17
          Há uma relação de reciprocidade - nós o ouvimos e Ele nos escuta também!

 3. SENHOR recebe o meu OLFATO;

          Queremos exalar sempre mais de DEUS. Isso nos é justificado por ter sido nas nossas narinas introduzido o fôlego da vida por meio do Pai que nos criou. Nossa essência é de DEUS, e o nosso ser anseiará sempre por mais de DEUS.
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7
            Mas assim como o SENHOR nos vê e nos ouve, Ele também reconhece o nosso cheiro. Acreditamos que nossas lágrimas e nossas orações sobem até o mais Alto Trono - o Trono de Deus - como cheiro, perfume agradável às Suas narinas.
Este é o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR. Números 28:6
  
4. SENHOR recebe o meu PALADAR; 

           A Palavra do SENHOR é doce, e seus ensinamentos são doces feito o mel.
           Bendito será o homem que as comer durante todos os dias de sua vida.
Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Salmos 119:103
            O sabor das coisas é descrito na Bíblia para exemplificar a intensidade do ensinamento que DEUS quer nos passar. Sua Palavra sendo doce, o homem anseiará por comê-la todos os dias - quem não gosta daquilo que é doce? - mas DEUS ainda ressaltou que além daquilo que é doce ao paladar, também é desejado aquilo que é salgado, algo bem contrastante que é o sal para o açúcar, mas que para DEUS significa sempre algo além do que já conhecemos.
            
  • DOCE / MEL - é a Palavra do SENHOR e seus ensinamentos e estatutos.
  • SALGADO/ SAL - é o homem sobre a terra.
Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. Marcos 9:50
           O homem é o SAL nas mãos do SENHOR e a Bíblia é o MEL na boca do homem.

           O sal é um tempero idispensável para dar gosto e para conservar muitos dos alimentos que consumismo. JESUS nos chamou de SAL da terra, para nos transportar essa imensa tarefa de "temperar" a vida dos que ainda não conhecem a ELE, e "conservar" as nossas vidas em seu Altar.
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6

5. SENHOR recebe o meu TATO;

           Tato ou "toque". O primeiro toque na Bíblia veio por meio de DEUS - ao formar o homem do pó da terra, Ele moudou o homem e o fez com as Suas próprias mãos. Eu e Você temos as marcas em nossos corpos das MÃOS de DEUS - você consegue entender que coisa mais maravilhosa?!
            Alguns TOQUES:        
  • Foi através do toque ou do dom de tocar instrumentos que o Salmista compôs lindos Salmos de louvores à DEUS. 
  • Grandes milagres também ocorreram com apenas um toque de fé. 
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. Marcos 5:28
              Esse versículo retrata a cura de uma mulher que sofria há 12 anos de uma enfermidade que já não lhe havia esperanças em torno da medicina. Um ato, um TOQUE, lhe fez ser vitoriosa, e chamou a atenção do SENHOR. Ela não tocou apenas em suas vestes, Ela tocou no coração do SENHOR através da grande fé que havia trazendo dentro de si em meio a multidão.

              Mas como podemos observar todos os sentidos que são do homem entregues a DEUS são também retribuídos de DEUS para o homem:

E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada?
E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.
E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
Lucas 22: 49-51
             A cura de Malco, que é descrita no Evangelho segundo escreveu Lucas.
  • Houve um toque na Bíblia entre tantos que gerou "credibilidade", foi o de Tomé. Ele não creu quando os duiscípulos lhe falaram da visita de JESUS, e mesmo estando alí ao lado do mestre, seguindo os Seus passos e conhecendo as Palavras de que ressuscitaria ao terceiro dia, Tomé duvidou, e desafiou que só acreditaria se O vesse também e tocasse nas feridas das Suas mãos:
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20: 24 - 29.
            Foi um toque único na vida de Tomé.
            Nós também demos esse toque e fomos tocados por ELE, ao fazermo-nos FILHOS e ao termos sido aceitos. Tocamos-nO com a nossa fé, ao dizermos: "VEM SENHOR MODIFICAR A MINHA VIDA". Ao nos rendermos ao PAI, fomos feitos íntimos do PAI. 

* * *
"MEUS SENTIDOS, MEU CORPO, MINHA MENTE, MEU SER - TOMA, SENHOR: SÃO TEUS"!
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
            E hoje e sempre poderemos: VER Suas maravilhas, OUVIR a Sua voz, EXALAR o Seu Santo cheiro, PROVAR do doce que é a Sua Palavra e TOCAR-LHE não só as vestes ou as feridas, mas sim, o Seu Santo coração!



 Por: Llyne Ribeiro





5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Prezada irmã Llyne, meu nome é Vera, sou professora e parabenizo você pelo texto sobre os sentido numa visão cristã.
    Gostaria de saber se posso usá-lo em uma palestra para professores.
    Grata,
    No amor de Cristo.

  1. Anônimo disse...:

    "MEUS SENTIDOS, MEU CORPO, MINHA MENTE, MEU SER - TOMA, SENHOR: SÃO TEUS"! Vc poderia me informar a fonte dessa frase. é linda. Alias, vc escreve divinamente bem. kelianecassandra@yahoo.com.br

  1. Anônimo disse...:

    oi,amei esse site e so tenho 10 anos ,sempre procuro fazer a vontade de Deus!
    beijokas!

  1. Unknown disse...:

    Gloria a Deus! Aprendi muito com esse artigo.Deus abençõe =)

Postar um comentário

te.conhecerei.blogspot.com, agradece a sua participação nessa postagem!

Que o DEUS ETERNO derrame bênçãos sem medidas sobre sua vida...

Leia Também:


Queridos Amigos Que Me Seguem...

Minha Estante...

Minha Estante...
"Dias Melhores Virão" - Max Lucado

"Conhecer JESUS é Tudo" - Alejandro Bullón

"E a Pedro" - Watchman Nee

"O valor das Palavras de uma Mulher" - Dianna Booher